Por Carlos Vinícius Pinto dos Santos
São propriedades que todos os tipos de matéria possuem e que se inter-relacionam, independentemente de sua constituição:
Extensão - é relacionada ao espaço ocupado pela matéria, sendo medido pelo volume. Toda matéria possui volume, seja um grão de areia, uma bola de futebol ou mesmo o ar que respiramos.
Impenetrabilidade - dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço. Isso quer dizer que nunca há intersecção entre os volumes da matéria, ou seja, nunca ocorrerá como o que aparece nos filmes e desenhos com fantasmas que atravessam coisas.
Descontinuidade - a matéria é formada em nível microscópico por pequenas partículas e espaço vazio entre elas. Por mais que um sólido pareça compacto, como a madeira, ele possui espaços vazios a nível microscópico. Um exemplo disso é o concreto: se olharmos de longe o concreto pode parecer liso, mas com uma lupa poderemos ver a superfície cheia de furinhos.
Compressibilidade - é a propriedade da matéria que consiste na redução do espaço vazio entre as partículas devido a Descontinuidade, aproximando as partículas e diminuindo assim o volume total ocupado. A Impenetrabilidade é respeitada no processo. Toda matéria é compressível, em menor ou maior grau. Como exemplo temos uma seringa cheia de ar que, mesmo fechada, permite que seja comprimida até certo limite - exigindo cada vez mais força para comprimir.
Elasticidade - propriedade em que a matéria pode ter o espaço vazio entre as partículas aumentado ou diminuído e retornar ao seu volume inicial. A Elasticidade ocorre após a restauração completa de uma compressão. Toda matéria é elástica, em menor ou maior grau.
Divisibilidade - propriedade em que a matéria é reduzida em partículas extremamente pequenas, possível graças a Descontinuidade.
Massa - massa é uma propriedade inerente da matéria, que se relaciona com sua quantidade. Toda matéria tem massa.
Inércia - propriedade em que a matéria mantém seu estado de movimento ou de repouso. Quanto maior a massa de um corpo, mais difícil é alterar seu estado e assim maior sua inércia.
Indestrutibilidade - a matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
São as propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita.
Cor - diferentes materiais apresentam diferentes cores e permitem diferentes fenômenos que exibem cor. As tintas são feitas de substâncias químicas que as dão cor, enquanto que uma bolha de sabão pode apresentar cores quando exposta à luz. A rigor, todas as substâncias possuem cor, mas nossa visão não é capaz de enxergar todas elas.
Odor - é uma propriedade que depende tanto da capacidade das substâncias de terem partículas no ar quanto da capacidade do nosso nariz em reconhecê-las. A sensibilidade em reconhecer odores também depende do nosso olfato: um cheiro que pode não ser percebido por humanos pode ser rapidamente identificado por cachorros ou insetos.
Sabor - é a propriedade que depende tanto da composição química das substâncias quanto da capacidade do paladar em reconhecê-las. A pimenta possui substâncias que nos dão sensação de queimação, mas o paladar dos pássaros não reconhece essa sensação e podem comer pimentas sem problemas.
Dureza - é a capacidade de uma superfície riscar e ser riscada. A substância natural mais dura que se conhece é o diamante, riscando todos os outros materiais e não sendo riscado por nenhum. A dureza não tem a ver com resistência mecânica - um diamante pode ser quebrado por um martelo, por exemplo, mesmo que o diamante seja muito mais duro que o ferro.
Brilho - é a capacidade da matéria em refletir grandes quantidades de luz. É uma propriedade independente da cor.
Maleabilidade - propriedade que permite moldar a matéria, mantendo-a nesse estado sem que ela retorne ao estado inicial ou quebre. Um exemplo de material maleável é o ferro. Alguns materiais não suportam a deformação e acabam quebrando, como o vidro - esses materiais são não-maleáveis.
Ductilidade - é um caso especial da Maleabilidade. Ocorre quando um material é puxado em direções opostas e forma um fio, como o arame. A ductilidade é uma característica marcante dos metais. Algumas substâncias podem ser maleáveis e não-dúcteis, como a massinha de modelar: ao tentar puxar a massinha ela quebra, não forma fios puxando.
Massa Específica - cada unidade fundamental da matéria tem massas diferentes e espaços entre as partículas diferentes. A Massa Específica é a relação entre a massa e o volume ocupado por uma substância, portanto possui unidade de massa/volume. Assim, uma substância A que tem menor massa específica do que a substância B boiará sobre ela, e de outro lado, B afundará em A.
Magnetismo - é a propriedade de algumas substâncias possuírem campo magnético. As substâncias naturais que possuem campo magnético são chamadas de imãs permanentes.