NO MUNDO

HORÓSCOPO DA QUÍMICA

 

A Química possui muitos segredos, mas você pode descobrir interessantes características suas através dela. Em qual padrão bioquímico você se enquadra?

 


 

Apesar do título "Horóscopo", não é de esoterismo que a Química trata. Um estudo1 de Helen Fisher e colaboradores analisaram uma amostra de 39.913 indivíduos de um site de namoro online através de um questionário que indicava como resultado a predominância de determinados hormônios associados ao comportamento. Neste estudo o foco foi a correlação entre os níveis de testosterona, estrogênios e oxitocina, gêneros e seu comportamento com os dedos da mão direita. Dedo anelar maior que o indicador sugere altos níveis pré-natais de testosterona, enquanto que tamanho semelhante entre os dedos sugere níveis semelhantes de testosterona e estrogênios.

 

Outros estudos2,3 detalham as variações do comportamento em função de respostas e padrões bioquímicas no corpo do individuo. Em um artigo4 de 2012 Fisher detalha como esses padrões de personalidade podem ser agrupados em quatro distintas classes comportamentais, descritas como sistemas neurais, em função de seus níveis hormonais. Confira abaixo:

 

Diretores (Testosterona)

 

A maior exposição à testosterona endógena pré-natal está associada com uma maior percepção visual-espacial e uma profunda compreensão de sistemas complexos, como sistemas computacionais, matemática, engenharia ou música. A maior expressividade de testosterona apresenta regularmente interesses profundos, mas estreitos. Tendem a ser menos socialmente conscientes, reconhecimento de emoções pouco apurado, menor contato visual (olho no olho), menor fluência verbal, reduzida empatia e extrema sensibilidade para classificar. No entanto, são muitas vezes autoconfiantes, francos, assertivos e emocionalmente contidos, embora também sofram de inundações emocionais como a raiva. Podem ser traçados pelo estereótipo "cabeça-dura".

 

 

Exploradores (Dopamina)

 

As variações no sistema da dopamina têm sido associadas com a novidade, experiências, busca por aventura, suscetibilidade ao tédio, impulsividade, energia e entusiasmo. Pessoas que tem certos genes do sistema dopaminérgico melhor expressados tendem à falta de introspecção, ou seja, tendem a ser melhores interpessoalmente do que intrapessoalmente. Estes homens e mulheres também são muitas vezes intelectualmente curiosos, mentalmente flexíveis e criativos.

 

Construtores (Serotonina)

 

Os traços associados com atividades e genes específicos do sistema da serotonina incluem sociabilidade, zelo (prevenção de danos), ansiedade menor e amigos mais íntimos. Elevada atividade nesse sistema está ligada com a observação e respeito das normas sociais e suas regras, o respeito pela autoridade e pela ordem, a adesão a planos, métodos e hábitos, autocontrole, precisão, detalhismo, conscienciosidade, criatividade figurativa e numérica e religiosidade.

 

Negociadores (Estrogênios)

 

Exposição maior a estrogênios endógenos pré-natais está associada com o pensamento de longo prazo, contextual e holístico, bem como as competências linguísticas, amabilidade, cooperação, intuição, empatia e carinho. Traços associados aos estrogênios também incluem generosidade e confiança, habilidade para fazer vínculos sociais, memória aumentada para experiências emocionais, imaginação afiada e flexibilidade mental. Oxitocina, que está intimamente relacionado com os estrogênios, também está associada com várias características pró-sociais incluindo a confiança, intuição e habilidades interpessoais.

 

 

Afinidades

 

Em seus estudos, Fisher descobriu que determinados grupos tendem a se associar com seus semelhantes, enquanto que outros grupos tendem a buscar a complementaridade. Homens e mulheres que buscam novidades, são enérgicos, curiosos e criativos foram estatisticamente mais atraídos para aqueles que compartilharam esses traços, enquanto que aqueles que eram majoritariamente convencionais, cautelosos e seguidores de regras também foram atraídos para os indivíduos como eles. Mas aqueles que eram mais analíticos, diretos e decisivos foram desproporcionalmente atraídos pelo seu oposto, àqueles imaginativos, intuitivos, compassivos e socialmente qualificados, e vice-versa.

 

Em suma, os Exploradores procuraram preferencialmente Exploradores, Construtores procuraram outros Construtores e Diretores e Negociadores foram atraídos um pelo outro.

 

Talvez estes diferenças sejam mecanismos de reprodução primordiais que evoluíram para assegurar a sobrevivência do jovem.

 

O teste

 

Existem vários testes na grande rede, alguns pagos e outros grátis. Um dos questionários avaliados e que teve ótimos resultados, além de ser grátis e completo, foi realizado em HelloQuizzy (página em inglês). É composto por 56 perguntas e os resultados são apresentados por uma distribuição ponderada de pontuações, sua personalidade majoritária e o posicionamento de sua pontuação em relação à média das avaliações. Confira a captura de tela do teste realizado.

 

 

Combinações

 

Diretor e Negociador (Testosterona x Estrogênios)

 

Ambos possuem estilos muito diferentes de pensar e agir, apesar de terem coisas importantes em comum. Não perdem tempo em conversas irrelevantes ou superficiais e gostam de discutir conceitos abstratos e teorizar. No entanto, o Negociador vê o panorama global enquanto que o Diretor é forca mais facilmente sua atenção e, justamente por isso, trabalham bem em equipe, tomando boas decisões juntos.

 

O Negociador verá o problema em todos os ângulos, enquanto que o Diretor será decisivo. Além disso, o Diretor precisa da empatia do Negociador, sua acuidade e de suas habilidades verbais, enquanto que o Negociador pode se maravilhar com a franqueza do Diretor, seu grande foco e seu dom de autoconhecimento profundo.

 

Problemas podem surgir, naturalmente. O Diretor luta por eficiência e lógica, uma característica que pode decepcionar o expressivo e compassivo Negociador. O Diretor não gosta de redundâncias, não sendo propenso a dizer "eu te amo" regularmente ou responder a outros rituais amorosos que o Negociador precisa para se sentir conectado. Além disso, Diretores admiram o autocontrole, por isso, se o Negociador for demasiadamente dramático o Diretor pode recuar em silêncio hostil. O Diretor também pode tornar-se impaciente com o lado intuitivo do Negociador. Enquanto isso, o Negociador pode achar irritante a insistência do Diretor em sua teimosia lógica, especialmente se ele ignora os sentimentos de alguém.

 

Contudo, quando o Diretor e Negociador reunirem seus traços complementares farão uma dupla incrível.

 

 

Exploradores (Dopamina)

 

Exploradores são curiosos. Têm muitos interesses: gostam de aprender e procuram regularmente novidade e aventura. Além disso, os exploradores são impulsivos, possuiem alta energia, são flexíveis, irreverentes e muito interessados em sexo. Assim, dois Exploradores podem se divertir bastante juntos.

 

Eles não vão discutir sobre os pequenos afazeres da vida ou brigar sobre o dinheiro, ou como a maioria acredita que o dinheiro deve ser usado para fazer as coisas. Exploradores não gostam de seguir horários ou formas prescritas, a menos que necessário, não sendo exigentes com as regras também. Exploradores são otimistas. E sua positividade, flexibilidade e irreverência mútua habilitam esses casais a manter seus ânimos a todo vapor mesmo em momentos difíceis.

 

Mas dois Exploradores podem encontrar-se em situações desastrosas - financeiras ou físicas - porque ambos são ousados e impulsivos. E o que eles ganham em aventura intelectual e física podem perder em intimidade emocional, já que Exploradores são descontroladamente independentes - até mesmo de um companheiro. Exploradores geralmente não são introspectivos também. Assim, dois Exploradores podem deixar questões familiares graves por resolver. Também tendem a ser carismáticos e a paquerar, de modo que podem acabar tropeçando mais facilmente em situações extraconjugais. São propensos ao vício também.

 

Podem tornar-se inquietos e ansiar para seguir em frente com novos projetos. No entanto, esta inquietação pode ser a sua força biológica. Este tipo é suspeito de ser o mais propenso a fazer parcerias, daí produzindo uma estratégia reprodutiva mais variada e ainda viável.

 

Construtores (Serotonina)

 

Se Diretores e Negociadores reúnem diferentes características para formar uma família, Construtores parecem se concentrar melhor em seus muitos pontos fortes compartilhados. Construtores tendem a ser calmos, precisos, gerenciais e sociais, construindo bem laços comunitários. Como Construtores são modestos, cívicos e muitas vezes populares, dois Construtores podem criar uma ampla rede social estável. Não são impulsivos com seu dinheiro, ações ou sentimentos, sendo a segurança importante para ambos. Além disso, os Construtores são tradicionais. Dever, lealdade, paciência, persistência e serviço são seus pontos fortes, ambos são susceptíveis a se dedicar à estabilidade interna, atentos às suas diferenças para fazer o casamento durar.

 

Mas Construtores podem ser moralistas: ambos são propensos a acreditar que há uma coisa "certa" para fazer e uma maneira "certa" de fazê-lo. E podem ser muito críticos. Então é provável que Construtores briguem sobre assuntos triviais, tais como a forma de arrumar a casa. Construtores se recusam a comprometer seus padrões, até por teimosia. Além disso, os Construtores são, dentre os quatro grandes estilos de pensar e de se comportar, menos afetados por questões sexuais. Assim, o sexo - e a proximidade emocional que muitas vezes este traz - pode ficar em segundo plano em suas agendas individuais.

 

No entanto, com dois Construtores, a humanidade evoluiu outra estratégia estável para a parentalidade.

 

Outras combinações

 

Mas e se um Explorador se apaixona por um Construtor? Um deles é imprudente, o outro cauteloso; um gosta de novidade, o outro prefere o familiar. Ou quando dois Administração se envolvem? Ambos são céticos, competitivos e os mais pobres em habilidades interpessoais. Podem dois negociadores nunca tomar uma decisão? Ambos podem vacilar.

 

E como é que alguém predominantemente expressivo de ambas as características Explorador e Construtor lida com alguém que é em grande parte Diretor e Negociador? Além disso, cada um de nós é uma combinação única destes quatro estilos biológicos amplos de pensar e de se comportar.

 

Em um estudo com 100.000 pessoas, duas pessoas não responderam às 56 perguntas da mesma maneira. Como tudo na vida, cada combinação terá diferentes alegrias e tristezas, sucesso e fracassos. Cada qual com suas realizações e desafios próprios.

 

 

 

Referências

 

1 FISHER, H. E.; RICH, J.; ISLAND, H. D.; MARCHALIK, D.; The second to fourth digit ratio: A measure of two hormonally-based
temperament dimensions
, Personality and Individual Differences, Vol. 49, pag. 773–777

2 FISHER, H.; BROWN, L. L.; ARON, A.; STRONG, G.; MASHEK, D.; Reward, Addiction, and Emotion Regulation Systems Associated With Rejection in Love, J. Neurophysiol., Vol. 104, pag. 51-60

3 FISHER, H.; PFAFF, D. W.; Generalized brain arousal mechanisms and other biological, environmental, and psychological mechanisms that contribute to libido, From the Couch to the Lab: Trends in Neuropsychoanalysis, Cambridge U. Press, pag. 65-84

4 FISHER, H.; We have chemistry! – the role of four primary temperament dimensions in mate choice and partner compatibility, The Psychotherapist, Vol. 52, pag. 8-9

5 HelloQuizzy - Helen Fisher Personality Type Test

 

Veja também