INTRODUÇÃO A QUÍMICA

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

 

Dependendo de como as partículas estão arrumadas, devido principalmente ao espaço entre elas, pode haver três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Os estados físicos também são propriedades específicas da matéria, mas de um tipo especial. Fatores como pressão e temperatura afetam o estado físico por alterarem a organização das partículas:

 

Pressão - quanto maior a pressão, mais as partículas são obrigadas a ficar próximas e menor liberdade de movimento têm. Assim, com o aumento da pressão os estados físicos predominantes são o líquido ou o sólido. Com a diminuição da pressão ocorre o contrário, os estados físicos predominantes são o líquido ou o gasoso.

 

Temperatura - quanto maior a temperatura, mais as agitadas as partículas ficam, ganhando mais liberdade de movimento com o aumento da energia fornecida. Isso faz com que a distância entre as partículas aumente. Assim, com o aumento da temperatura os estados físicos predominantes são o líquido ou o gasoso. Com a diminuição da temperatura ocorre o inverso, os estados físicos predominantes são o líquido ou o sólido.

 

 

É possível observar que temperatura e pressão estão fortemente relacionados, onde quando um aumenta o outro diminui e vice-versa.

 

Estado Sólido

 

No estado sólido, as partículas estão muito próximas umas das outras e também presas umas as outras. Isso permite que o sólido tenha forma e volume definidos, tendo aspecto compacto. Pedaços ou pó são apenas formas finamente divididas de um sólido. Por exemplo, o sal de cozinha: temos o sal refinado, que é um pó; o sal grosso, que são pequenos pedaços; e o sal-gema, que pode ser de um grande pedaço. Todos são formas de um mesmo sólido se apresentar e todas tem as mesmas características em comum.

 

Estado Líquido

 

No estado líquido as partículas estão próximas entre si, mas não estão presas, fazendo com que escorreguem umas pelas outras. Isso permite que o líquido tenha volume definido, mas não tenha forma definida. Assim, meio litro de água será meio litro de água tanto numa panela quanto em um copo, mesmo que a forma seja diferente. O líquido adquire a forma do recipiente que o contém. Sem recipientes, o líquido tende a se tornar esférico.

 

Estado Gasoso

 

No estado gasoso as partículas estão distantes entre si, mal percebendo uma a outra, fazendo com que o gás tenha volume e forma indefinidos. O gás de cozinha tem 10L e o formato do botijão, mas quando aberto passa e a ter a forma e o volume do cômodo que o contém, como uma cozinha. Se a cozinha estiver aberta, ele escapará e irá para todos os lados, se dissipando. Por isso que, num vazamento de gás, devem-se abrir as janelas rapidamente.

 

 

 

 

 

Veja também