Por Carlos Vinícius Pinto dos Santos
Reações químicas são processos nos quais substâncias (chamadas de reagentes) se transformam em outras substâncias (chamadas de produtos), através da quebra e formação de ligações químicas. Durante uma reação química, os átomos se rearranjam, formando novas substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais.
Existem muitas reações químicas diferentes que se dividem entre quatro tipos.
• Reação de Adição ou Síntese
Duas ou mais espécies iniciais se combinam para formar uma única espécie como produto.
Figura 1 - Esquema de uma reação de adição genérica
Um exemplo prático é a produção de alguns tipos de plásticos, em que pequenos pedaços (monômeros) são adicionados sequencialmente para criar uma molécula muito grande (polímero).
Figura 2 - Alguns plásticos são produzidos através de reação de adição
• Reação de Decomposição
Uma substância de divide, através do fornecimento de energia, em duas ou mais espécies. Quando é fornecida energia térmica ocorre a pirólise (em temperaturas muito acima da ambiente), o fornecimento de energia eletromagnética causa a fotólise e o fornecimento de energia elétrica provoca a eletrólise.
Figura 3 - Esquema de uma reação de decomposição genérica
As bolhas que se formam no refrigerante advém da decomposição espontânea do ácido carbônico à temperatura e pressão ambiente.
Figura 4 - As bolhas do refrigerante são formadas através de uma reação de decomposição
• Reação de Simples Troca ou Deslocamento
Ocorre quando um reagente desloca um átomo ou grupo de átomos de outro reagente, gerando um produto com alteração local. Formalmente, ocorre a substituição da parte que saiu pela parte que entrou.
Figura 5 - Esquema de uma reação de simples troca genérica
Se um pouco de ferro, como numa esponja de aço, entrar em contato com um ácido, como ácido acético ou ácido clorídrico, ocorre a formação de gás hidrogênio por simples troca.
Figura 6 - O ferro desloca o hidrogênio da molécula de ácido acético contida no vinagre
• Reação de Dupla Troca
Segue a mesma ideia da simples troca, mas aqui ocorre a troca simultânea entre um par de moléculas iniciais para gerar um parte de moléculas diferentes como produtos.
Figura 7 - Esquema de uma reação de dupla troca genérica
Um exemplo é a reação de precipitação. Quando o hidróxido de sódio (também conhecido como soda caústica) reage com uma solução de sulfato de cobre ocorre a precipitação de hidróxido de cobre por dupla troca.
Figura 8 - Precipitação de hidróxido de cobre pela reação de sufato de cobre e hidróxido de sódio