Por Carlos Vinícius Pinto dos Santos
Um elemento químico é um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico, ou seja, a mesma quantidade de prótons em seus núcleos. Todo átomo de um elemento químico necessariamente possui o mesmo número atômico (Z), mas podem possuir massa diferentes. Os isótopos fazem parte do mesmo elemento mesmo que seus átomos possuam massas ligeiramente diferentes.
São características dos elementos que se repetem com alguma regularidade. Algumas das principais propriedades periódicas são o raio atômico (que reflete o tamanho do átomo), a eletronegatividade (capacidade de atrair elétrons em uma ligação química) e a energia de ionização (energia necessária para remover um elétron do átomo). Todas essas propriedades influenciam na reatividade dos elementos, então organizá-las para compreender as reações químicas e tentar prevê-las é um passo muito importante no entendimento da Natureza.
Muito esforço foi empreendido ao longo dos anos para criar uma tabela que refletisse os comportamentos dos elementos observados experimentalmente. Foi apenas após Dmitri Mendeleiev (1869) que essa tabela passou a ter forma, sendo melhorada sucessivamente até o modelo que conhecemos hoje.
Figura 1 - Tabela periódica atual
Ela pode ser dividida em linhas (horizontal) e colunas (vertical). As linhas são chamadas de períodos e guardam relação direta com os níveis ou camadas da distribuição eletrônica. As colunas são chamadas de famílias (ou grupos) e guardam relação direta com o número de elétrons na camada de valência, salvo algumas excessões. De forma geral, cada família possui reatividade característica, enquanto o período é usado para compreender diferenças de reatividade dentro da mesma família.
Algumas famílias, chamadas de representativas, possuem nomes e estão divididas em:
• Grupo 1: metais alcalinos - lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
• Grupo 2: metais alcalinos-terrosos - berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba), rádio (Ra).
• Grupo 13: grupo/família do boro - boro (B), alumínio (Al), gálio (Ga), índio (In), tálio (Tl), nihónio (Nh).
• Grupo 14: grupo/família do carbono - carbono (C), silício (Si), germânio (Ge), estanho (Sn), chumbo (Pb), flevório (Fl).
• Grupo 15: grupo/família do nitrogênio - nitrogênio (N), fósforo (P), arsênio (As), antimônio (Sb), bismuto (Bi), moscóvio (Mc).
• Grupo 16: calcogênios - oxigênio (O), enxofre (S), selênio (Se), telúrio (Te), polônio (Po), livermório (Lv).
• Grupo 17: halogênios - flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) astato (At), tennessino (Ts).
• Grupo 18: gases nobres - hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe), radônio (Rn), oganessônio (Og).
Embora seja tentador decorar a tabela periódica no início dos estudos, isso não é recomendado. Como qualquer tabela, a tabela periódica deve ser tratada como material de consulta. Se você deseja baixar a nossa versão da tabela periódica clique aqui.