Por Carlos Vinícius Pinto dos Santos
O átomo é composto por várias partículas subatômicas, dentre quais as três principais são:
Prótons: são partículas não-fundamentais, possuem carga elétrica positiva igual a uma unidade de carga atômica (q = 1,6 x 10-19 C) e massa aproximadamente igual a uma unidade de massa atômica (mp = 1,673 × 10-27 kg), localizadas no núcleo do átomo. Foi descrito em 1920 por Ernest Rutherford, mas observado anteriormente (1886) por William Prout.
Nêutrons: são partículas não-fundamentais, sem carga elétrica e massa aproximadamente igual a uma unidade de massa atômica (mn = 1,675 × 10-27 kg), também localizadas no núcleo. Foi descrito em 1932 por James Chadwick.
Elétrons: são partículas fundamentais, possuem carga elétrica negativa igual a uma unidade de carga atômica (q = -1,6 x 10-19 C) e massa desprezível em comparação ao próton e nêutron (me = 9,109 × 10-31 kg), localizadas ao redor do núcleo. Foi descrito em 1897 por Joseph John Thomson
O próton e o nêutron podem ser encontrados no núcleo de todos os átomos, com exceção do hidrogênio 1H que só possui um próton.
O elétron fica distribuído ao redor do núcleo em uma grande área chamada de nuvem eletrônica. É a partir dos elétrons mais afastados do núcleo (camada de valência) que ocorrem os fenômenos importantes para a Química, como as ligações químicas e as forças intermoleculares.