Por Carlos Vinícius Pinto dos Santos
Dependendo de como as partículas estão arrumadas, devido principalmente ao espaço entre elas, pode haver três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Os estados físicos também são propriedades específicas da matéria, mas de um tipo especial. Fatores como pressão e temperatura afetam o estado físico por alterarem a organização das partículas:
Pressão - quanto maior a pressão, mais as partículas são obrigadas a ficar próximas e menor liberdade de movimento têm. Assim, com o aumento da pressão os estados físicos predominantes são o líquido ou o sólido. Com a diminuição da pressão ocorre o contrário, os estados físicos predominantes são o líquido ou o gasoso.
Temperatura - quanto maior a temperatura, mais as agitadas as partículas ficam, ganhando mais liberdade de movimento com o aumento da energia fornecida. Isso faz com que a distância entre as partículas aumente. Assim, com o aumento da temperatura os estados físicos predominantes são o líquido ou o gasoso. Com a diminuição da temperatura ocorre o inverso, os estados físicos predominantes são o líquido ou o sólido.
Figura 1 - Relação dos estados físicos com temperatura e pressão
É possível observar que temperatura e pressão estão fortemente relacionados, onde quando um aumenta o outro diminui e vice-versa.
No estado sólido, as partículas estão muito próximas umas das outras e também presas umas as outras. Isso permite que o sólido tenha forma e volume definidos, tendo aspecto compacto. Pedaços ou pó são apenas formas finamente divididas de um sólido. Por exemplo, o sal de cozinha: temos o sal refinado, que é um pó; o sal grosso, que são pequenos pedaços; e o sal-gema, que pode ser de um grande pedaço. Todos são formas de um mesmo sólido se apresentar e todas tem as mesmas características em comum.
No estado líquido as partículas estão próximas entre si, mas não estão presas, fazendo com que escorreguem umas pelas outras. Isso permite que o líquido tenha volume definido, mas não tenha forma definida. Assim, meio litro de água será meio litro de água tanto numa panela quanto em um copo, mesmo que a forma seja diferente. O líquido adquire a forma do recipiente que o contém. Sem recipientes, o líquido tende a se tornar esférico.
No estado gasoso as partículas estão distantes entre si, mal percebendo uma a outra, fazendo com que o gás tenha volume e forma indefinidos. O gás de cozinha tem 10 L e o formato do botijão, mas quando aberto passa e a ter a forma e o volume do cômodo que o contém, como uma cozinha. Se a cozinha estiver aberta, ele escapará e irá para todos os lados, se dissipando. Por isso que, num vazamento de gás, devem-se abrir as janelas rapidamente.