VIDRARIAS COMUNS

BÉQUER

 

O béquer (adaptado do inglês beaker) ou gobelé (em Portugal) é uma vidraria muito utilizada em laboratórios para conter líquidos e sólidos e possui um perfil cilíndrico, fundo chato e em geral um bico para facilitar a transferência de líquidos.

 

Imagem: Desconhecido

 

A invenção do béquer de perfil baixo é atribuída a John Joseph Griffin (e por isso também é chamado de copo de Griffin), enquanto que o de perfil alto (a altura equivale a cerca de duas vezes o diâmetro) é chamado de copo de Berzelius. O copo de Griffin também é chamado por vezes de "becher", o que pode causar alguma confusão com o nome do alquimista Johann Joachim Becher que, a princípio, não possui relação direta com o advento do aparato.

 

É comercializado em volumes que variam de 1 mL até 10 L. Apesar de ser comumente graduado, a marcação é utilizado apenas como referência uma vez que o erro de 5% na medida do volume o impede de ser utilizado como vidraria volumétrica de precisão.

 

O béquer pode ser fabricado em vidro de borossilicato para aplicações com variação de temperatura (principalmente aquecimento) ou em polipropileno para aplicações com soluções aquosas até 130ºC. O fato de possuir bico o impede de ter tampa, mas, se for necessário proteger o conteúdo do béquer do meio externo é comum utilizar um vidro de relógio para tal.

 

Veja também