O sistema cis e trans só pode ser aplicado em alcenos dissubstituídos, em tri e tetrassubstituídos não faz sentido classifica-los dessa forma. Um sistema universal para classificação de alcenos é a utilização das regras de prioridade de Cahn-Ingold-Prelog no sistema (E)-(Z), onde o substituinte em cada carbono sp2 tem sua prioridade definida em função de seu número atômico. Também pode ser aplicado a heteroátomos ligados a carbono sp2 como em oximas e iminas.
Se os substituintes de maior prioridade estiverem do mesmo lado a geometria é (Z) do alemão zusammen (juntos), enquanto que se estiverem em lados opostos a geometria é (E) do alemão entgegen (opostos). A geometria deve anteceder o nome da estrutura entre parêntese e em itálico.
Como o sistema (E)-(Z) é muito mais abrangente que o cis-trans para a classificação da geometria de alcenos, seu uso é padrão para a nomenclatura IUPAC mesmo que o sistema cis-trans seja válido dentro das suas limitações.
Algumas funções que contém ligados a carbono sp2, como as oximas e iminas, possuem geometria definida já que o giro em torno da ligação π possui energia em geral proibitiva. Esses compostos podem ser nomeados seguindo o sistema (E)-(Z) como utilizado em alcenos.
Às funções com outros heteroátomos como o fósforo que tenham limitações de livre rotação também se aplica o sistema (E)-(Z).