Interferentes - Formaldeído (reagente de Nessler e Prata/Manganês), Enxofre (reagente Prata/Manganês)
A pirólise de substâncias nitrogenadas, em especial aminas e amidas, conduz geralmente à formação de HCN e (CN)2. Como se trata de um gás muito tóxico sua formação é indesejada. A adição de óxido de cálcio intimamente misturada com a amostra conduz à formação de amônia que, além de muito menos tóxica, pode ser detectada de diversas maneiras.
Entretanto os nitrocompostos podem levar preferencialmente à formação de NOx. O HNO2 pode ser identificado especificamente com o reagente de Griess (ácido sulfanílico e α-naftilamina). A α-naftilamina tem sido substituída pela dimetilanilina pela suas propriedades carcinogênicas. Ainda sim a transformação para NH3 é desejada e pode ser obtida pela adição de uma substância redutora ao meio de pirólise. A adição de zinco metálico à cal sodada induz a produção de amônia mesmo em nitrocompostos.
A partir da produção de NH3 pode-se identificá-la de três maneiras distintas:
Tornassol Vermelho
Ao posicionar um pedaço de tornassol vermelho umedecido à boca do microtubo a mudança de cor para azul indica meio básico. Nas condições de análise é indicativo de presença de NH3.
Falso positivo - se cal sodada estiver distribuída pela parede do tubo e o papel a tocar aparecerá a coloração azul pontualmente. A presença de NH3 faz todo o papel em contato com os vapores ficar azul e essa coloração pode ser revertida pela expulsão da amônia. Para verificar como deve ser o aparecimento do azul pode-se fazer o padrão com um frasco de amônia concentrada. Para verificar a reversibilidade testar contra vapores de HCl e verificar o retorno à coloração vermelha. Quando em contato com NaOH o papel de tornassol demora muito mais para retornar ao vermelho.
Reagente de Nessler
O Reagente de Nessler (K2(HgI4)) é específico para amônia gerando um sal composto de coloração castanha.
Falso positivo - Em alguns casos pode haver formação de formaldeído que reduz o reagente a Hg0, que é preto. Se houver formação de alcatrão e este alcançar o papel a coloração será acastanhada. O uso de papel com água elimina a dúvida.
Reagente Prata/Manganês
O reagente prata/ manganês se baseia numa reação em que a prata oxida o manganês utilizando a basicidade da amônia para gerar dois produtos negros. Esse ensaio é de grande sensibilidade e deve acompanhar o ensaio de Nessler na confirmação de Nitrogênio. Se a quantidade de amônia gerada for muito grande é possível que a mancha fique disforme.
Falso positivo - Se houver enxofre no composto haverá formação de H2S que reage com a prata gerando Ag2S, preto. A condução do ensaio para Enxofre antes deste teste elimina a dúvida.
1 Adaptado de Apostila de Análise Orgânica, CEFET Química Nilópolis, 2005
2 Costa Neto, C.; Análise Orgânica, Métodos e Procedimentos para a Caracterização de Organoquímios, Vol. 1, 4º Edição, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004
3 Shriner, Fuson, Curtin e Morrill; Identificação Sistemática dos Compostos Orgânicos, 6º Edição, Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1983