INTRODUÇÃO A QUÍMICA

PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA

 

São propriedades que todos os tipos de matéria possuem e que se inter-relacionam, independente de sua constituição:

 

Extensão - é relacionada ao espaço ocupado pela matéria, sendo medido pelo volume. Toda matéria possui volume, seja um grão de areia, uma bola de futebol ou mesmo o ar que respiramos.

 

Impenetrabilidade - dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço. Isso quer dizer que nunca há intersecção entre os volumes da matéria, ou seja, nunca ocorrerá como o que aparece nos filmes e desenhos com fantasmas que atravessam coisas.

 

Descontinuidade - a matéria é formada em nível microscópico por pequenas partículas e espaço vazio entre elas. Por mais que um sólido pareça compacto, como a madeira, ele possui espaços vazios a nível microscópico. Um exemplo disso é o concreto: se olharmos de longe o concreto pode parecer liso, mas com uma lupa poderemos ver a superfície cheia de furinhos.

 

Compressibilidade - é a propriedade da matéria que consiste na redução do espaço vazio entre as partículas devido a Descontinuidade, aproximando as partículas e diminuindo assim o volume total ocupado. A Impenetrabilidade é respeitada no processo. Toda matéria é compressível, em menor ou maior grau. Como exemplo temos uma seringa cheia de ar que, mesmo fechada, permite que seja comprimida até certo limite - exigindo cada vez mais força para comprimir.

 

Elasticidade - propriedade em que a matéria pode ter o espaço vazio entre as partículas aumentado ou diminuído e retornar ao seu volume inicial. A Elasticidade ocorre após a restauração completa de uma compressão. Toda matéria é elástica, em menor ou maior grau.

 

Divisibilidade - propriedade em que a matéria é reduzida em partículas extremamente pequenas, possível graças a Descontinuidade.

 

Massa - massa é uma propriedade inerente da matéria, que se relaciona com sua quantidade. Toda matéria tem massa.

 

Inércia - propriedade em que a matéria mantém seu estado de movimento ou de repouso. Quanto maior a massa de um corpo, mais difícil é alterar seu estado e assim maior sua inércia.

 

Indestrutibilidade - a matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.

 

 

 

 

 

Veja também