INTRODUÇÃO A QUÍMICA

PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

 

São as propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita.

 

Cor - diferentes materiais apresentam diferentes cores e permitem diferentes fenômenos que exibem cor. As tintas são feitas de substâncias químicas que as dão cor, enquanto que uma bolha de sabão pode apresentar cores quando exposta à luz. A rigor, todas as substâncias possuem cor, mas nossa visão não é capaz de enxergar todas elas.

 

Odor - é uma propriedade que depende tanto da capacidade das substâncias de terem partículas no ar quanto da capacidade do nosso nariz em reconhecê-las. A sensibilidade em reconhecer odores também depende do nosso olfato: um cheiro que pode não ser percebido por humanos pode ser rapidamente identificado por cachorros ou insetos.

 

Sabor - é a propriedade que depende tanto da composição química das substâncias quanto da capacidade do paladar em reconhecê-las. A pimenta possui substâncias que nos dão sensação de queimação, mas o paladar dos pássaros não reconhece essa sensação e podem comer pimentas sem problemas.

 

Dureza - é a capacidade de uma superfície riscar e ser riscada. A substância natural mais dura que se conhece é o diamante, riscando todos os outros materiais e não sendo riscado por nenhum. A dureza não tem a ver com resistência mecânica - um diamante pode ser quebrado por um martelo, por exemplo, mesmo que o diamante seja muito mais duro que o ferro.

 

Brilho - é a capacidade da matéria em refletir grandes quantidades de luz. É uma propriedade independente da cor.

 

Maleabilidade - propriedade que permite moldar a matéria, mantendo-a nesse estado sem que ela retorne ao estado inicial ou quebre. Um exemplo de material maleável é o ferro. Alguns materiais não suportam a deformação e acabam quebrando, como o vidro - esses materiais são não-maleáveis.

 

Ductilidade - é um caso especial da Maleabilidade. Ocorre quando um material é puxado em direções opostas e forma um fio, como o arame. A ductilidade é uma característica marcante dos metais. Algumas substâncias podem ser maleáveis e não-dúcteis, como a massinha de modelar: ao tentar puxar a massinha ela quebra, não forma fios puxando.

 

Massa Específica - cada unidade fundamental da matéria tem massas diferentes e espaços entre as partículas diferentes. A Massa Específica é a relação entre a massa e o volume ocupado por uma substância, portanto possui unidade de massa/volume. Assim, uma substância A que tem menor massa específica do que a substância B boiará sobre ela, e de outro lado, B afundará em A.

 

Magnetismo - é a propriedade de algumas substâncias possuírem campo magnético. As substâncias naturais que possuem campo magnético são chamadas de imãs permanentes.

 

 

 

 

 

Veja também